Navegação anônima e privada: para que é usada e como ativá-la

Navegação anônima
Navegação anônima

O modo de navegação anônima é uma função que agora está presente em todos os navegadores modernos e permite navegar sem deixar rastros  no dispositivo.

Se usarmos esse modo, os sites que visitaremos não serão marcados em nosso  histórico  (que é a lista de todas as páginas que visitamos) e os cookies salvos por essas páginas serão excluídos quando a respectiva janela for fechada.

Atenção! O modo de navegação anônima  não permite que você permaneça anônimo ! O provedor (ou seja, a empresa que fornece o serviço de conexão à Internet), no caso de uma investigação, o judiciário e as autoridades investigadoras (como a polícia postal) ou trivialmente o administrador do sistema no trabalho ou no escritório.

Para manter efetivamente o  anonimato enquanto navega na rede,  você precisa optar por um  bom serviço de VPN  ou usar o TOR. O TOR, por sua natureza, é totalmente inadequado para o uso de conteúdo multimídia e não pode ser usado para P2P ou para streaming de vídeo; Para o último, você precisa usar  um serviço VPN sério.

Para que serve o modo de navegação anônima e quando é útil?

Dissemos quando não é necessário esclarecer a confusão que reina sobre o assunto. Agora vamos ver os cenários onde é mais útil:

  • Quando queremos fazer um presente surpresa , se deixarmos as páginas da cronologia, poderemos ser descobertos. Enquanto no modo de navegação anônima, não existe esse perigo. Depois que a janela for fechada, não haverá vestígios no histórico. Obviamente, você sempre pode encontrar um rastro de sua compra efetuando login com sua conta no site de comércio eletrônico escolhido (por exemplo, na Amazon , na seção ” Meus pedidos “).
  • Quando você simplesmente deseja navegar e ter certeza de que aqueles que têm acesso ao dispositivo depois de nós não conseguem encontrar nenhum vestígio. Por esse motivo, o modo de navegação anônima também é chamado de “modo pornô”, porque é amplamente usado por quem frequenta sites adultos.
  • Se você deseja fazer login com duas contas diferentes no mesmo site , por exemplo, no Facebook, Twitter ou Instagram. Você pode fazer isso abrindo uma janela no modo de navegação anônima. Na nova janela, você pode fazer login na conta secundária, sem perder o acesso à conta principal.
  • Sempre ao navegar em um PC público , onde pode ser perigoso deixar rastros de nossa navegação. Com o modo de navegação anônima, temos certeza de que, depois de fechar a janela, não haverá vestígios de nossas páginas visitadas, nem no histórico nem na forma de cookies.

Como você usa o modo de navegação anônima?

Em todo navegador, é realmente simples usar o modo conhecido, mesmo que em alguns ele tenha um nome diferente. Vamos ver como proceder com os principais programas para navegar.

  • No Chrome , no canto superior direito, clique no botão de menu (caracterizado por três botões verticais) e clique no item “Nova janela de navegação” disfarçado. Você também pode usar o atalho rápido do teclado ” CTRL + SHIFT + N ” (ou  CMD + SHIFT + N  no macOS). Na versão móvel do Chrome, o procedimento é semelhante.
  • No Firefox , sempre no canto superior direito, clique no botão de menu (desta vez é identificado por um ícone com três segmentos sobrepostos) e pressione o item “ Nova janela anônima ”. Ou você pode usar a combinação de teclas ” CTRL + SHIFT + P ” (  CMD + SHIFT + P  no macOS).
  • No Microsoft Edge , no canto superior direito, clique no botão de menu (também caracterizado por três pontos) e clique em ” Nova janela do InPrivate “. Você pode usar a combinação de teclas ” CTRL + SHIFT + P ” (  CMD + SHIFT + P  no macOS).
  • No Safari no Mac,  o procedimento é um pouco diferente: toque em selecione  “Arquivo” na barra de menus localizada na parte superior da tela e clique em ” Nova janela privada” . Você também pode usar a combinação rápida ” CMD + Shift + N “.

Nosso estudo terminou e esperamos esclarecer suas idéias. E gostaríamos de lembrá-lo que, para navegar na rede anonimamente, você deve optar por uma  VPN.